Páginas

terça-feira, 14 de outubro de 2008

1 ano de casados!!! "Bodas de Papel"



Esta página foi feita num crop na casa da Thati Penna, scrapper de Niterói-RJ.
Na época dos preparativos do casamento do meu caçula, minha norinha e eu trocamos muitos emails com os detalhes da cerimônia, pois estávamos em cidades diferentes. Entre eles, veio o texto da Martha Medeiros, que não foi usado, mas que achamos perfeito. E casamento é isso, nada de promessas que não se possa cumprir, mas promessas reais, práticas, que visem a paz e a alegria dentro de casa e o cultivo do amor dentro do coração de cada um. Prestar atenção nas pequenas coisas, ponderar, ser paciente, olhar , às vezes, com o olhar do outro, porque o nosso sempre está comprometido. Conviver, "viver juntos", implica em problemas de adaptação ao modo de vida de cada um, o que é normal, mas, principalmente, em respeitar a liberdade de cada um. Não invadir espaços, sejam quais forem. Isso requer jogo de cintura, mas traz um amadurecimento incrível. E, à medida que vivenciamos tudo isso, vamos nos percebendo mais fortes e mais unidos. E hoje, passado um ano da cerimônia mais linda que eu já pude presenciar (depois do meu casamento há 33 anos, claro...rs), exponho aqui a página que encerra o álbum de solteiro que fiz para o meu filho e divido o texto com outras pessoas que não o conhecem ainda.

PROMESSAS MATRIMONIAIS

Martha Medeiros

Em maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento na igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre: "Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?" Acho simplista e um pouco fora da realidade. Dou aqui novas sugestões de sermões:

- Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?

- Promete saber ser amiga e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?

- Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?

- Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?

- Promete se deixar conhecer?

- Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?

- Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?

- Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?

- Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?

- Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros.


Parabéns a ele, que saiu de mim e a ela, que recebi de presente pelos laços do matrimônio com ele. Cuidem desse sentimento tão especial que vocês têm, e que anda tão raro hoje em dia.

Nenhum comentário: