Páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Textos apócrifos na inernet.

Sou completamente apaixonada pela disciplina Crítica Textual, no currículo de Letras, que trata da fidedignidade dos textos publicados. Tive dois mestres espetaculares : Prof. Nilda Cabral (UFF e Liceu Literário Português) e Prof. Maximiano de Carvalho e Silva ( Liceu) que me mostraram o encanto e a importância dessa disciplina na publicação de textos. E recentemente, inadvertidamente, publico aqui um poema como sendo de Fernando Pessoa (Pedras no caminho) . Empolguei-me com a foto que tirei e com as palavras que já conhecia e havia recebido novamente por email, e publiquei sem pesquisar a autoria. Por sorte minha, um jovem blogueiro português , Luís Mendes, leu e me avisou . Além de fazer a correção no próprio post, quis dividir com vocês alguma coisa sobre essa prática, antes restrita às edições e cópias de livros, e hoje muito comum na internet, com os textos literários reproduzidos e repassados incansavelmente através dos emails.
Não vou me estender em explicações, porque já há vários sites comentando sobre isso na internet, então vou deixar uma lista de links aqui para quem quiser conhecer mais sobre o assunto. Vale a pena ler, é muito interessante ver o que fazem com os autores/textos e com as pistas deixadas pelas palavras que provam que o autor indicado não é o que escreveu.

Nenhum comentário: