Páginas

domingo, 28 de junho de 2009

Um pouco da infância...

REvendo fotos, deparei-me com lugares da minha infância, retratados por meu irmão Chico. Bateu saudade, novamente. Fui muito feliz ali.

1 - Igreja de Sant'Anna, em Barra do Piraí. Nela, fui batizada, fiz primeira comunhão, casei-me e batizei meus filhos. No seu jardim, vivi boa parte da minha vida. Pra nós, era nosso quintal. Ao fundo, o Bispado.

2 -Ao fundo, a gruta, onde nos escondíamos nas brincadeiras de pique-esconde. E, qdo eu saía à noite , (algum baile, sem meu pai saber, mas com o devido consentimento da mamãe), era atrás dela que eu ficava escondida, esperando papai sair para trabalhar às 5h da manhã, para eu entrar em casa.

3 - Sentada no degrau deste monumento, que eu não me lembro de quem é, comecei a namorar meu marido, há 36 anos.
4 - Esta é casa onde morávamos, hoje caindo aos pedaços, literalmente. Pegava a esquina toda. Tinha 5 quartos, 1 sala de jantar, 1 salinha de refeições, cozinha, despensa, quarto de passar roupa, 1 banheiro dentro de casa e 1 fora, além de uma varanda interna bem grande e toda pintada à mão pela mesma pessoa que pintou a igreja. A oficina dos meus irmãos ficava nos fundos e fazia divisa com a chácara, outro lugar delicioso pra brincar. Uma dessas janelas grandes, da lateral, era a do banheiro. Quer dizer, o banheiro dava pra rua...rs. Quem passava na calçada nos ouvia tomando banho ou.... 5 - Nesta foto pode-se perceber como a casa era quase dentro do jardim da igreja, por isso o considerávamos o nosso quintal. Na esquina lateral, era o bar do Seu Salvador, depois Bar do Maércio. Na esquina em frente ao jardim, era o armazém do Chapa e do Juarez. Comprávamos com caderneta, isto é, tudo era anotado na caderneta e pagávamos quando o dinheiro aparecia. O lago vivia cheio e a garotada tomava banho nele, principalmente quando chovia e a água transbordava. Ah...e adorávamos pegar girino no copo. Ver aqueles sapinhos pretos nadando dentro do copo era mágico.É bom lembrar, melhor ainda é saber que temos boas lembranças

Nenhum comentário: